Muitas coisas estão mudando, mas se tem algo que não muda é o sonho das noivas com seu vestido para o grande dia. Cada noiva imagina um vestido perfeito, e conta mesmo que inconsciente com alguma inspiração . Pode ser aquele que desde menina sonhou com ele , pode ser o vestido de casamento de uma princesa, de uma diva, de uma celebridade, enfim, independente da musa inspiradora o vestido precisa deixar a noiva deslumbrante. E ai vem a importância da estilista, pois nem sempre as referências que a noiva traz irá ficar bem para ela, irá valorizar seu biótipo. Quando as noivas vem nos procurar, primeiro fizemos um estudo de suas características individuais, temos que ter a percepção e sensibilidade para captar e traduzir esse sonho. Afinal, não estamos falando de qualquer vestido, mas de um vestido único, o vestido mais importante da vida da mulher que deve retratar a personalidade dela e ser um modelo inesquecível.
E baseado em nossos encontros com as noivas, trazemos alguns erros que as noivas cometem quando vão escolher o vestido. São eles:
1- Trazer referências e estilos muito diferentes sem conexão com cenário e horário do evento.
Independente do estilo de casamento escolhido, seja clássico, moderno, temático, despojado, enfim, o vestido precisa ter harmonia com estilo de festa. Uma dessas falhas é escolher tecidos pesados para um casamento na praia, ou mesmo decotes muito profundos tanto na frente ou costas para casamentos formais; também vestidos transparentes ousados demais para cerimônias tradicionais., etc..
2- Deixar levar pela opinião de terceiros:
Muitas noivas costumam levar outras pessoas para ajudar na escolha do vestido, e acabam abrindo enquetes para muitas amigas, que as vezes desejam vivenciar aquele momento e que acabam trazendo opiniões pessoais ou até mesmo não sendo sinceras , fazendo com que a noiva fique com mais dúvidas. Se você é insegura e precisa de uma segunda opinião para se sentir confiante, escolha uma pessoa bem próxima que conheça exatamente seu perfil e gosto. Mas lembre-se, não se deixe levar pela opinião dos outros e esquecer o que você quer, a estrela do casamento é você , e neste dia você tem que se sentir linda e confiante.
3- Fazer dietas e alterar drasticamente as medidas poucos dias antes do casamento.
Muitas noivas decidem fazer dietas com objetivos de ficarem mais magras para o grande dia. Mas cuidem ao optar por uma dieta pré-casamento, é importante avisar a estilista para não ter grandes problemas em cima da hora pela necessidade de ajuste e ás vezes tendo até que alterar o modelo do vestido.
4- Querer copiar vestidos de celebridades:
Existem vários tipos de biótipos e muitas vezes a mulher que você se inspira não possui o mesmo tipo de pele, sua proporção de corpo ou até mesmo o cenário do evento é diferente. Exemplo disso é se você vai casar em uma praia e pegar a inspiração de quem casou a noite em uma festa glamourosa, é totalmente diferente. Por isso sempre oriento, é importante ter inspiração, mas fazer uma filtragem dessas referências para ver o que combina dentro do seu contexto. No caso do biótipo, é preciso conhecer seu formato de corpo, respeitar seu próprio estilo , pois você não pode nesse dia tão importante da sua vida parecer uma outra personagem.
5- Pensar apenas nas tendências:
Nem sempre as tendências é o que vai ficar melhor para você . Escolher um vestido só por estar na moda sem considerar o estilo pessoal , e que não combina com sua essência não é o recomendado. O vestido deve condizer com sua personalidade. Não esqueça que os registros em fotos e vídeos ficarão eternizados e as tendências de moda passam e acabam sendo uma cilada.
6- Não fazer teste de make e cabelo antes do dia da cerimônia, pois é arriscado deixar para o dia do evento , até porque além de você não se gostar , pode acontecer de ter produtos que causam irritação na pele. E realizar o teste é importante também para que possa ter uma idéia da composição total, vestido, make, cabelo.
7- Esquecer do conforto na hora de escolher o vestido:
Lembre-se você passará muitas horas com ele . Portanto o vestido não pode atrapalhar seus movimentos, o tecido , os bordados não devem incomodar a pele. Escolha uma modelagem que permita dar abraços, dançar e curtir a festa até o fim. Isso vale para a escolha do sapato também.
8- Cuidado com a quantidade de detalhes e ou bordados. Quantidade não é sinônimo de qualidade ou sofisticação.